Por que usar madeira
Por que usar madeira
Por que usar madeira
ANGELIM
A Madeira Angelim possui alta resistência e boa durabilidade, possui uma coloração que varia de castanho-amarelada a castanho-avermelhada, permite um bom acabamento, confere bom custo x benefício e é ideal para ambientes internos.
Nos forros e telhados, esse tipo de madeira confere muita sofisticação. É uma madeira que pode durar por muitos e muitos anos, principalmente quando feita a manutenção correta e de forma periódica.
A estabilidade, a durabilidade e a versatilidade fazem do angelim-pedra uma ótima opção de madeira para decks e assoalhos. Apesar de ser uma madeira um pouco pesada, é fácil de ser trabalhada e parafusada. Por isso, a angelim-pedra é bastante utilizada na fabricação de portas e janelas.
TAUARI
A Madeira Tauari possui uma coloração distinta e que desperta a atenção de todos aqueles que admiram o bom gosto e a elegância. Ela proporciona um toque moderno e atual, especialmente pelas linhas retas e simples, valorizando a iluminação natural dos ambientes.
Uma vantagem interessante é que ela é considerada excelente para ambientes de menor tamanho, já que sua tonalidade ajuda a criar a ilusão de maiores dimensões. Este tipo de madeira também possui como propriedade ser fácil e macia para corte, permitindo que seja fácil de ser trabalhada, mesmo em peças mais difíceis como desenhos curvos.
Ela também pode receber tratamentos adicionais com certa facilidade, por ser mais permeável a uma série de produtos específicos para esse fim, permitindo maior conservação das peças. É recomendada apenas para ambientes interiores e não para locais onde fique à mercê de intempéries como sol, chuva e umidade.
JATOBÁ
Com seus tons vibrantes, a madeira Jatobá é a queridinha de várias gerações. Sempre jovial e aconchegante em qualquer época, possui acabamento altamente refinado na indústria moveleira. Muito usada em construções externas (obras hidráulicas, postes e vigas), construções pesadas, laminados, móveis, cabos de ferramentas. Implementos agrícolas, carrocerias e vagões, dormentes, cruzetas e construção civil em geral.
MASSARANDUBA
A maçaranduba é sinônimo de durabilidade e resistência. Seu tom avermelhado traz vigor e vida para os ambientes. Essa madeira apresenta uma beleza que ressalta aos olhos. O seu cerne é de coloração marrom-avermelhada média. O material tende a escurecer com o passar no tempo. O alburno da madeira (parte próxima da casca) é de um amarelo pálido e nem sempre bem demarcado. É uma madeira quase tão resistente quanto o Ipê e o Cumaru, mas o seu preço costuma ser bem mais baixo. Pela alta resistência, a Massaranduba vai muito bem em ambientes externos, como decks, pergolados, fachadas, etc. Também é muito usada na parte estrutural, como vigas, caibros e pilastras – afinal ela é muito forte. Por fim, ela pode ser usada para fabricação de móveis e artigos pequenos, apresentando um excelente acabamento. Essa madeira vai muito bem em pisos e assoalhos. Além da durabilidade estendida, você obtém um acabamento impecável. É possível ressaltar ainda mais a coloração avermelhada da Massaranduba ao usá-la em contraste com outras madeiras mais claras.
CUMARU
A Madeira Cumaru é muito resistente e dá um ar sofisticado para qualquer que seja sua finalidade. Ela possui uma gradação suave e não possui muitas variações de cores entre suas peças, o que atende bem ao estilo moderno. Ideal para ambientes externos, sua principal vantagem é a durabilidade e a resistência à intempéries, inclusive a ataques de pragas como fungos e cupins.
IPÊ
O Ipê é um clássico. Possui 7 variações em tonalidades escuras que combinam com qualquer estilo, atendendo bem aos gostos mais exigentes. A palavra “ipê” significa casca dura em tupi. Os índios brasileiros já conheciam a qualidade dessa madeira, usando-a para fabricar arcos de caça. Por isso, a madeira ipê também pode ser conhecida ainda hoje como pau d’arco. A principal propriedade do ipê é a sua dureza! Essa madeira é tão densa que, em geral, precisa ser perfurada antes de ser parafusada. Muitas pessoas comparam a resistência do ipê à resistência do aço. De qualquer maneira essa é uma das madeiras mais densas do mercado, com alta resistência a parasitas e à umidade.